segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Rissois de Carne e Rissois de Camarão


Costumo fazer estes rissois em grandes quantidades, congelo e quando preciso é só retirar do congelador e fritar, ficamos com uma refeição pronta num instante. Este foram feitos para o aniversário do Tiago. Fiz Rissois de Carne, de Camarão e de queijo. Os de queijo coloco num outro post mais tarde. A massa base é sempre a mesma, só muda o recheio.

Ingredientes para a massa:

400gr de farinha de trigo tipo 55
60gr de margarina
600ml de água
casca de limão
sal q.b.

Coloca-se a água num tacho ao lume com a casca de limão e o sal. Quando ferver retira-se a casca de limão e deita-se a farinha toda de uma só vez mexendo sem parar até formar uma bola que despegue do fundo. Esta massa bate sempre certo. Fiz 3 massas destas.

Recheio de Camarão:

300gr de camarão cozido e descascado
3 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de farinha Maizena
1 gema de ovo
75ml de agua da cozedura do camarão
75ml de leite
sal, limão e pimenta salsa q.b.

Num tachinho junta-se a margarina e a Maizena e deixa-se cozinhar um pouco. Junta-se a agua e o leite e vai-se mexendo até espessar um pouco, adiciona-se sal, pimenta e salsa picada a gosto. Retira-se do lume e junta-se a gema de ovo e o sumo de limão, mexe-se bem e incorporam-se os camarões.

Recheio de Carne:

500 gr de carne de vaca picada com chouriço incorporado
Azeite q.b.
2 ovos batidos
1 c. sopa de farinha maizena
1 c. sopa de margarina
0,5lt de caldo de carne
sal, pimenta, noz moscada, salsa e sumo de limão q.b.
1 cebola picada
2 dentes de alho picados

Num tacho coloca-se o azeite e a cebola picada, quando a cebola alourar coloca-se o alho picado. De seguida colocar a carne, 400ml de caldo de carne, sal, pimenta, noz moscada, salsa e sumo de limão. Deixa.se cozinhar cerca de 25 minutos. Num tacho à parte derrete-se a manteiga e mistura-se a farinha. Aos poucos mistura-se 1 dl de caldo de carne e deixa-se engrossar. Junta-se este molho à carne, mistura-se bem incorpora-se os 2 ovos batidos e deixa-se enxugar um pouco. Desliga-se o lume e reserva-se.

Depois é só esticar a massa colocar um pouco de  recheio, dobrar a massa e cortar, se não tiverem cortador pode ser com um copo. Passa-se por ovo batido e de seguida por pão ralado.

Nota: Enchem-se uns quantos e vai-se logo passando por ovo e pão ralado, para que não fiquem a pegar ao  recipiente.

Bom apetite!




35 comentários:

  1. Concordo com o que disse. É sempre bom ter certas coisas à disposição para uma refeição rápida, e os rissóis são uma dessas coisas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que não faço rissóis. Vou ter que fazer uma boa dose um dia destes. :)
    Bjs!
    CozinhaTricolor

    ResponderEliminar
  3. DÁ SEMPRE JEITO PARA UMA REFEIÇÃO RÁPIDA.
    HÁ MUITO QUE NÃO FAÇO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Também tenho sempre rissóis feitos por mim no congelador, só não faço mais vezes pela sujeira que faz :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mhummm, que rissóis tão apetitosos!! :))
    Por acaso, não tenho por hábito fazer rissóis, mas olha que, realmente, dá muito jeito tê-los congelados... vou repensar este assunto!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Olá querida,tudo bem?
    Eu amo esses pastéis, são ótimos para o lanche e o melhor
    que podem congelar, esses recheios são tentadores e ficam
    irresistíveis!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  7. Hummm, que delícia!! Eu gosto muito!

    Boa semana. Fabiana.

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana Paula, que bonitos ficaram,
    gosto imenso mas ando numa fase preguiçosa;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana, que lindos rissóis...
    Eu adoro !

    São trabalhosos mas depois poupa-se imenso tempo de facto ! Também faço como a Ana, congelo para consumo posterior !

    Beijos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  10. Está decidido! Vou ter que experimentar esta receita! Só me falta ganhar coragem. bjs

    ResponderEliminar
  11. Também costumo fazer rissois e congelar... é bem mais prático :)
    Gostei das tuas receitas :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  12. Já não me lembro de fazer rissóis!! Mas daquelas refeições que estão sempre à mão para uma emergência!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Oi Ana Paula, ficaram lindo seus risoles ( como chamamos aqui no Brasil)
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  14. Que delícia deu vontade de comer agora,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  15. que delicia de blog! adorei... adoro um salgadinho! hehehe
    bjosss e obrigada pela visita no brisando!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Ana Paula,
    Gosto imenso de rissóis e quase nunca faço, mas olhando estes teus tão bonitos, perfeitos... deu-me cá uma vontade de ter um prato desse na frente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Ana Paula: os rissóis dão imenso jeito,pois num instante ficamos com uma refeição prática e que agrada a todos. Os teus ficaram lindos,tão perfeitinhos,uma delícia com estes recheios.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Ana Paula querida, já estou de volta e com saudades das amigas, 1 semana passou rapidinho, mas aproveitei bem minha filhota, valeu a pena. Adoro risoles, e gostei muito dessa massa, ficaram lindos e sequinhos, e o que é melhor, dá para congelar. Gostei muito dessa receita e vou levar. Obrigada pelo comentario deixado em meu bloguito. Beijinhos ótima semana amiga

    ResponderEliminar
  19. Nós cá em casa comemos muitos rissóis... ainda agora ao jantar comi de pescada... já tentei fazer essa massa que disseste mas atrapalhei-me toda... acho que me falta o jeito... costumo comer os pré-cozinhados ....

    ResponderEliminar
  20. Gosto mto de rissóis, nunca tentei fazer!!
    Ficaram bem apetitosos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Como eu adoro rissóis! E os caseiros são os melhores :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  22. Oi Ana Paula, eu adoro rissois (e todos os salgados em geral) tb faço para ter congelados, como dizes numa pressa estao sempre á mao!!!

    Ficaram lindos!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Olá Ana Paula,
    Gosto muito de rissóis e salgadinhos, mas nunca fiz em casa...tenho de pôr a mão na massa :)
    Gostei muito da receita e do aspecto, estão mesmo apetitosos.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  24. Olá Ana Paula,
    Adoro rissóis e estes teus estão mesmo apetitosos e com óptimo aspecto. Eu nunca fiz, a minha mãe é que me faz sempre.
    Beijinhos grandes e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Querida Ana,

    Vim aqui agradecer a visita ao meu blog e informar que já sou sua seguidora e te adicionei a minha lista de blogs assim sempre que vc postar alguma delícia por aqui eu vou ver.
    Esses risoles estão maravilhosos, e me lembram minha infância porque comia muito.
    Abraços.
    Camila Marinho.

    ResponderEliminar
  26. Adoro risoles, ate senti o gostinho do sabor de camarão, que delicia...
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  27. Nossa eu adoro esses salgadinhos, sua receita parece deliciosa, vou levar comigo!!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderEliminar
  28. Olá Ana Paula
    Obrigada pelas palavras carinhosas deixadas no meu recanto ;)
    Que lindos ficaram estes rissóis, carne ou camarão muito difícil a escolha, adoro ambos...
    Bom, como a escolha é complicada vou levar comigo um de cada ;))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Gosto tanto de rissois!
    Deixaste-me curiosa foi com os de queijo :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Que deliciosos esses fritinhos! Adoro, e faço um de milho c/ carne seca que quando começamos a comer não queremos parar... Beijos amiga...

    ResponderEliminar
  31. Paulinha, ficaram uma delicia !
    Fiquei com a receita, obrigada.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  32. Olá Ana Paula!
    Da Papoula vim conhecer a tua cozinha com Paixão.
    Parabéns, e eu vou voltar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Eu adoro rissóis de carne, o meu marido fez e eu fiz de camarão e ficaram tanto uns como os outros uma delicia. E esses tão com muito bom aspecto, aprovado.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: