sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bolo de Aniversário do Tiago Casa do Mickey Mouse


Não sei se têm estranhado a minha ausência prolongada, mas tive mesmo de fazer uma pausa, primeiro foram as férias e depois comecei a trabalhar precisamente a uma semana do aniversário do Tiago, preparar a festa foi tarefa árdua, no fim acho que foi desafio superado. Este ano tive a tarefa acrescida de fazer os bolos de aniversário, este que é o da festa em casa e depois o da escola que foi bem mais simples.

Este bolo foi exatamente o que o Tiago me pediu. A casa do Mickey Mouse levei muitas horas a fazer, um bocadinho todos os dias durante uma semana. Pasta de açucar com cmc para endurecer, desenhos animados da casa do Mickey Mouse  no pause na televisão para poder assemelhar a casa à verdadeira e saíu este bolo. Acabei-o às 5horas da manhã de domingo, porque a festa foi no domingo. Mas valeu a pena cada minuto perdido com ele, porque superou as minhas melhores expectativas, o Tiago adorou e os outros meninos também e eu senti um grande orgulho em ter conseguido deixar o bolo tal e qual o idealizei. Bem não o fiz todo sózinha o Pedro ajudou-me e fez o 4, eu ainda não tenho formas para fazer numeros e então esse 4 é invenção do marido, mas foi uma invenção perfeita.

Tenho de agradecer à Ana (esposa do meu pai), que me deu a receita do bolo de chocolate e que é muito bom, além de fazer bolos lindos, ao meu papá que me deu a receita do doce de ovos e à Margarida do blogue Bolos e Tentações que é uma querida e me tem dado umas dicas.

Então aqui ficam as receitas dos bolos:

Bolo inferior, forma de 32cm bolo de chocolate:

9 ovos
1 chávena e meia de água
3 chávenas de açucar
4 chávenas e meia de farinha
1 pacote de chocolate em pó Nestlé
1 c. chá de fermento Royal

Batem-se as gemas com a água, coloca-se o açucar e bate-se durante 5 minutos, vai fazer uma espuma, depois junta-se o chocolate na farinha e o fermento e peneira-se para a mistura anterior, por fim junta-se as claras em castelo. Unta-se a forma de 32 cm e coze a 180graus durante 50 minutos. Fica um bolo com 6cm de altura.

Bolo superior é de amêndoa (feito na Bimby):

150gr de amêndoa com pele
150gr de amêndoa sem pele
300gr de margarina
450gr de açucar
9 ovos
225gr de farinha
1 c. café de fermento


Colocam-se as amêndoas no copo da Bimby e rala-se na velocidade 8, de seguida coloca-se a borboleta na lamina e junta-se o açucar e os ovos. Programa-se velocidade 4 a 37º durante 5 minutos, no fim programa-se novamente velocidade 4 mas sem temperatura mais 5 minutos.

Acrescenta-se a margarina derretida no microondas e envolve-se na velocidade 3 por 30 segundos. Acrescenta-se a farinha e o fermento. Envolve-se 15 seg vel 3.

Deita-se na forma previamente untada e vai ao forno a 180º cerca de 1hora. Verificar com um  palito antes de desligar o forno. (esta receita foi uma vizinha minha que me deu e também me emprestou a Bimby, foi retirada da net mas não sei a fonte)

Doce de Ovos:

15 gemas
250ml de água
500gr de açucar
125gr de margarina

Ferve-se a água com o açucar, retira-se do lume e vai-se juntando as gemas e a margarina enquanto se mexe com as varas. Vai novamente ao lume e assim que levantar fervura conta-se mais ou menos 20 segundos e desliga-se. Atenção tem de se estar sempre a mexer.

Deixar os bolos arrefecerem completamente, depois abri-los ao meio rechear e cobrir por fora com o doce de ovos para a pasta de açucar agarrar bem e depois é só usar a imaginação. Para os bolos aguentarem um em cima do outro tem de se colocar 4 tubos no bolo de baixo e depois colocar um prato próprio em cima e depois assentar o bolo de cima em cima desse prato, que tem de ser mais pequeno que o bolo.

Bom apetite!

22 comentários:

  1. Ficou um espectaculo!!!
    E gostei desta versão de bolo de chocolate. Vou levar a receitinha...

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns!! ao filhote, a ti pela criatividade e pelo bolo fantástico e ao marido pelo 4 :)

    Está perfeito!!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Amiga!
    O teu trabalho foi perfeito, porque conseguiste realizar um bolo lindissimo! Valeu bem a pena todo o esforço e dedicação! Parabéns para todos os que contribuiram para que este bolinho fosse um verdadeiro sucesso!
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula PARABÉNS, o bolo ficou lindíssimo e perfeito!!! Seu filho deve ter amado!!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderEliminar
  5. O bolo ficou lindo e muito colorido,tal como uma criança gosta.Parabéns a todos ( ao filho, a quem deu a receita e a quem fez o bolinho).
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Ficou maravilhoso... adorei!!!
    Quando nos empenhamos e depois o trabalho é reconhecido dá um orgulho imenso :)
    Muitos parabéns à cozinheira e ao aniversariante... deve ter sido uma linda festa :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula querida de fato ficar até as 5 da manhã, valeu muito a pena, o bolo ficou magnifico, perfeito e lindo. Thiago com certeza deve ter tido o maior orgulho em mostrá-lo aos seus amiguinhos. Colorido como toda criança gosta e perfeito, o recheio saboroso demais. Nunca conseguiria fazer um bolo assim isso são só para mãos de fada como voce, porisso admiro muito quem tem esse belo dom. Parabéns ao Thiago, muitas felicidades, saúde a alegrias junto aos seus.Parabéns a voce pelo belo bolo. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  8. Desculpe-me digitar o nome do Tiago errado, é que na minha familia tem 4 Tiagos hehe e todos com H, coisa de familia hehe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana Paula,
    muitos parabéns ao filhote desejo-te as maiores felicidades!
    O bolo está fantástico, sei que dá imenso de trabalho, nem vale a pena contabilizar as horas que levamos a fazê-lo, mas vale bem a pena ver o resultado e o sorriso dos nossos filhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que bolo lindo eu adorei parabéns,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  11. Ana Paula,
    meu parabéns ao Tiago, que ele tenha muitos anos de vida
    e seja muito feliz junto a toda família!
    E parabéns à vc por ter feito um bolo tão maravilhoso e
    com certeza delicioso!
    O trabalho compensou ficou lindo demais!

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana Paula,
    Parabéns ao Tiago, que tenha uma venturosa vida junto dos que o amam.
    Certamente o bolo foi sucesso total pois ficou muito lindo, parabéns.
    Beijos, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  13. Menina que ficou lindo demais...
    Arrasou!!
    O sabor então deve estar de pedir bis né?
    Hummmmm que eu amei a receita..
    Um beijo mais que carinhoso e um fim de semana maravilhoso
    Sheila

    ResponderEliminar
  14. Ana Paula, antes de mais parabens ao filhote que tenha uma vida repleta de amor e carinho junto das pessoas que o amam, depois parabens á mama pelo excelente bolo que fez para o filhote, ficou espectacular, o Tiago e os amiguinhos so podiam mesmo ter gostado!!!

    Ficou LINDO!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Ficou tão lindo! Sei como é... não sei como conseguiste estar de madrugada de volta do bolo, gabo-te a paciência! Ainda por cima um bolo com forma 32 é enorme! Estão ai kgs e kgs de pasta. Ontem, com a dor da ciática a apertar lá fiz o do meu, forma 18 mesmo, fiz 2 bolo e empilhei-os deixei metade para cake pops, já estava rabugenta mas lá o terminei para hoje!

    Bjcs grandes e PARABÉNS ao pequeno e claro à mãe!!

    ResponderEliminar
  16. Que lindo que ficou! Aposto que o Tiago adorou :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Uau !!! Está lindo !!!!
    Parabéns ao teu filhote e a ti também pois fizeste uma obra de arte !
    Magnifico !
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  18. Nossa!!! Que Bolo mais Lindo!!!
    parbéns para o Filhão!!! Que DEUS abençõe sempre.

    Beijos Minha querida e um Lindo Domingo
    Andrea

    ResponderEliminar
  19. Amiga, o bolo do Tiago ficou muito lindo, ele deve ter se deliciado com o Mickey. Desejo muita saúde e que ele consiga tudo aquilo que sonhar durante toda a sua vida.

    Bjsssss e parabéns p/ o Tiago e p/ mamãe do Tiago.

    Desejo tb uma semana maravilhosa p/ vcs.

    ResponderEliminar
  20. Seu bolo ficou maravilhoso....que dom hein???

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Ana Paula,
    Vim devolver a visitinha ao meu blog, que muito agradeço e gostei muito do teu cantinho, também.
    Já me fiz seguidora.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Bolo de chocolate, Ana ?
    Presente ! :-)

    MAGNIFICO, é o adjectivo que posso utilizar para rotular este bolo que elaborou !

    Está de parabéns, tem mão para a decoração dos bolos !

    Beijinhos e parabéns atrasados ao seu menino !

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: