sexta-feira, 27 de julho de 2012

Salada de Frutas


A semana passada tivemos a agradável visita de uns amigos nossos que estando no Algarve de férias aproveitaram para nos vir visitar e vieram jantar connosco.

Como era um dia de semana o tempo para preparar o jantar era pouco e ainda por cima tinha de ter em mente um pormenor, o menino deles é alérgico ao ovo e é de tal modo grave que se comer algum tipo de comida que contenha vestígios de ovo pode morrer, a minha responsabilidade era acrescida. Preparar comida rápida, saudável, saborosa e sem vestígios de ovo. Ler bem todas as etiquetas, porque existem inúmeros produtos, que embora não tenham nos ingredientes base, ovos, podem conter vestígios. São pormenores que nós não ligamos até vivermos na pele uma determinada alergia e eu sei bem do que falo, porque o Tiago também faz algumas alergias e eu também, embora as minhas sejam por contacto.

A primeira ideia que me veio à cabeça, foi a sobremesa, o que fazer? Salada de fruta e assunto arrumado! Mas depois pensei, só? Nem pensar! Lá veio a minha consciência falar comigo. O Pedro tinha comprado um gelado que não continha vestígios de ovo, o que ligaria bem com o gelado? Já sei... Veio um Crumble de Maçã. De sobremesas fiquei despachadas, rápidas e deliciosas. Para prato principal preparei Perca assada no Forno, sem grandes temperos, porque existem muitos temperos que podem conter vestígios de ovo e de entrada, melão com presunto. Mas daqui a uns dias logo coloco as outras fotos com respectivas receitas. Hoje fico-me por uma sobremesa muito simples mas bastante saborosa.

Ingredientes:

1 Maçã
1 Pera
1 Banana
1 Kiwi
2 Ameixas
Cerejas
2 fatias de Abacaxi
1 Pessego
1 laranja
sumo de duas laranjas

Descascar as frutas e cortar em cubos, regar com o sumo de laranja.

Não gosto de salada de frutas com açucar ou com frutas em calda, gosto com frutas naturais e regada só com o sumo de laranja.

Sîmples, não é? E muito saudável.

Bom apetite!

22 comentários:

  1. Também a faço assim e fica uma delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito. Tudo natural é muito melhor. Beijocas e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. os encontros surpresa são os melhores :)

    excelente solução bem clorida, saborosa e fresquinha :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também faço como tu, fica muito mais saudável e o paladar dos frutos nota-se mais.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana Paula,
    Foi uma ótima opção, saudável e deliciosa, adoro salada de fruta principalmente sem açúcar.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Ana.. adoro salada de frutas..
    Essa mistura de sabores é gostosa demais...
    Sou como você, gosto das frutas frescas mesmo.. e o caldinho da laranja dá aquele toque especial..
    Maravilhosa!!
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderEliminar
  7. E com o calor (hoje nao está) que tem estado, essas sobremesas, sao soberbas, fresquinhas alimentam o corpo e a alma!!!!

    Muito bom!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. ANA PAULA,
    ESTA É UMA SOBREMESA QUE AGRADA A MUITOS PALADARES
    ALÉM DE SER SAUDÁVEL FICA LINDA E DELICIOSA!

    BEIJOS E ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto tem a tua salada, adoro uma saladinha assim;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela visita e pelos comentários sobre o meu livro. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  11. As alergias podem ser bem limitativas,não é? Felizmente há sempre uma solução para todos os problemas e a da tua sobremesa ficou mais do que resolvida com esta colorida e refrescante salada.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Vivam as frutas!
    Que boa lembrança publicar algo tão simples mas tão saudável que até nos esquecemos de fazer...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ora aí está uma sobremesa simples que o meu marido tanto adora.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Aos dias de semana é de facto complicado este tipo de convivios, mas safaste te muito bem.

    bjcs

    ResponderEliminar
  15. AMEI CONHECER O SEU CANTINHO!
    QUANTA RECEITA MARAVILHOSA!
    TAMBÉM VOU FICAR POR AQUI, UM BEIJO BEM GRANDE E UM LINDO FINAL DE SEMANA!

    ANDREA

    ResponderEliminar
  16. Oi, Oi

    Sim, congelo os frascos depois do doce ficar frio. Os que não têm tampa, coloco papel de aluminio a fazer de tampa, para os descongelar, normalmente é na noite anterior coloco os no frigorifico e ficam perfeitos!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  17. Cozinhar para quem tem alergia à ovo é uma responsabilidade imensa...gostei das suas receitas e do seu blog e já estou te seguindo. Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  18. é daquelas coisas simples que cada um faz à sua maneira :) a minha sogra faz como tu, já eu sou uma gulosa... gosto mais do açúcar :)

    ResponderEliminar
  19. Sabe sempre tão bem, uma salada de frutas!
    Está linda!

    ResponderEliminar
  20. Estou comendo todos os dias, e ainda coloco uma colher de mel.
    Bom para saciar a fome que me cerca o tempo todo, rsrsrs, e super saudável.
    Quero ver suas receitas heim???

    Beijos
    Canela
    Ü

    ResponderEliminar
  21. Salada de Frutas é uma das melhores sobremesas, na minha opinião, pois agrada a todos e não tem restrição alimentar!!! Gostei muito do seu blog e já virei seguidora!!! Também tenho um blog de comidinhas, quando tiver um tempinho apareça!!!

    ResponderEliminar
  22. Acho que ninguem resiste a uma salada de frutas!
    Ficou óptima!!! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: