quarta-feira, 25 de julho de 2012

Regueifa com banana e chocolate



À uns anos atrás comecei a coleccionar umas fichas de culinária que se chamam Receitas Fáceis e rápidas, depois acabei por desistir porque comecei a aperceber-me de que a colecção nunca mais tinha fim. Esta receita faz parte dessas fichas, embora eu tenha alterado ligeiramente os ingredientes, e alterei completamente a maneira de confeccionar, porque lhe acrescentei bastante farinha e não bati as claras em castelo. A ideia era ficar tipo massa de bolo e depois fazia-se numa forma untada com manteiga e farinha, mas eu não fiz assim.

Uma das dicas que vem nesta receita é a de aproveitar bananas maduras. Batem-se bem as bananas, adiciona-se umas gotas de limão e depois congela-se até precisarmos.

Ingredientes para a receita:

125 gr de manteiga amolecida
250 gr de açucar (usei 150gr)
2 bananas bem maduras
20 cl de natas
2 ovos 
1 c. chá de essencia de baunilha (substitui por canela)
300gr de farinha peneirada (usei 450gr)
1/2 pacote de fermento quimico (usei fermento de levedar)
1 pitada de sal
150gr de chocolate de culinária em pedaços
açucar em pó

Eu adaptei à mfp por isso coloquei a margarina, as natas, os ovos, a banana bem esmagada, a farinha, o açucar, a canela e o fermento. Programei amassar. Retirei a massa e dividi em duas, numa das metades adicioneio chocolate derretido.

Entrelançei as duas massas e deixei levedar cerca de 30 minutos. Leva-se ao forno pré aquecido a 180º durante cerca de 35 minutos.

Tivémos um belo lanchinho.

Bom apetite!

25 comentários:

  1. Tem um aspecto mesmo delicioso. Gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Que bela sugestão partilhas hoje. Uma combinação bem interessante. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana! tem muito bom aspecto! eu lembro-me também destas fichas, também tenho algumas mas nunca experimentei nenhuma receita. Vou guardar a dica das bananas porque realmente é uma excelente ideia!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também tenho essas fichas mas, tal como tu, não tenho a colecção completa!
    Chego a um ponto que me farto de tanto esperar pelas coisas :)
    Gostei da tua sugestão, tem um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de regueifa, e essa de banana e chocolate Ana, tem dois ingredientes que eu gosto da combinaçao deles a banana e o chocolate... muito bom!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Paula,
    É muito saboroso a massa de pão com banana, eu costumo fazer como pão, e dizem parecer bolo... rsrs, esta regueifa com banana e chocolate, não só ficou linda como também deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula que delícia de cozinha...
    Hummmm cada receitinha maravilhosa.. aquele macarrão está tudo de bom.. nossa!!
    Já fiquei por aqui srrsrssr
    Um megabeijo e uma quarta-feira mais que linda pra você..
    Sheila

    ResponderEliminar
  8. ANA PAULA,
    PÃO COM GOSTINHO DE BANANA E CHOCOLATE, SIMPLESMENTE
    PERFEITO, RECEITA NOTA 10!

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  9. Oi AnaPaula
    Que receita gostosa... Adorei...
    Fez bem em colecionar essas fichas... esta é bem gostosa.
    Um abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana Paula, que bonita e original, gostei mesmo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. ESSA REQUEIFA FICOU MESMO LINDA, E APESAR DE NÃO APRECIAR BANANAS JÁ COMIA...
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana,

    Venho agradecer a sua visita ao meu blog e as suas simpáticas palavras ! :-) Obrigada, gostei muito de a "ver" por lá !

    A regueifa ficou com um bonito aspecto, muito apetecível ainda mais com chocolate a chamar todos os gulosos que por aí andam ( eu cá não... lol ).

    Vou acompanhando o que vai publicando, também me fiz sua seguidora !

    Beijinho grande ;-)

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana,
    Obrigada pela visita.
    Também vim conhecer o teu cantinho e claro que fiquei, pois gostei muito de tufo o que vi. :)))
    Vou voltar sempre.
    Felicidades e beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Ana Paula: obrigada pela visita e pelas palavras tão simpáticas lá no meu blog. Também já sou tua seguidora . Gostei logo desta regueifa e, engraçado,gostei imenso das tuas alterações que ,na minha opinião,enriqueceram e melhoraram bastante a original.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. ana paula, até parece que consigo sentir aqui o cheirinho da tua regueija quentinha =)

    ResponderEliminar
  16. Bem esta regueifa está mesmo com bom aspecto!!

    ResponderEliminar
  17. Com aspeto super apelativo e de certeza saboroso!

    ResponderEliminar
  18. Hummmm, deve ficar uma delícia!!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  19. Que bom aspecto!
    banana e chocolate é uma tentação :)
    E tem um ar tão fofinho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Gostei bastante!
    A combinação de chocolate e banana agrada-me muito.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Eheheh! A ficha da receita só serviu de inspiração, mudaste quase tudo!
    Que linda regueifa e que boa deve ter ficado!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: