domingo, 8 de julho de 2012

Frango com Ananás em molho agridoce, acompanhado com Arroz Chau chau




Adoro ir ao Restaurante Chinês, mas não a qualquer um. Na verdade existe um que para mim é mágico, adoro lá ir, aconselho a quem goste deste tipo de comida a experimentar. Fica na Marina de Vilamoura e chama-se Zu Yi, os pratos são maravilhosos, apetece provar todos, mas existem dois que para mim são mais especiais. É o Frango com Ananás e o Pato à Pequim, estive lá no inicio de Junho e a semana passada deu-me uma vontade de repetir e deitei mãos à obra e tentei reproduzir este prato que tanto gosto. Acho que consegui porque ficou mesmo colado ao original. Muito bom mesmo, provado e aprovado. Lembrei-me então de participar no passatempo do Blogue Arco-iris na Cozinha, porque é uma receita que me apetece partilhar com a família e amigos e com todos os que amam este tipo de cozinha. Reunir todos à volta da mesa e celebrar...

O molho que usei para confeccionar este prato, é uma receita antiga. Eu costumava comprar os crepes chineses congelados, em Lisboa, a uma senhora Chinesa e que era cozinheira num Restaurante Chinês. Como moro no Algarve, embora ele me desse sempre um frasco de molho, acabava por azedar antes que eu comesse os crepes todos. A Senhora acabou por me dar a receita e desde então faço-a sempre, é perfeita.

Acompanhei este prato, claro está, com o tradicional arroz chau-chau, que tanto apreciamos.

Ingredientes para o Molho Agridoce:

1 c. sopa de óleo
250 gr de polpa de tomate
250gr de açucar
meia garrafa de vinagre (uso de cidra)
1 c. chá de sal
0,5 dl água
1 c. sopa de Maizena


Temperar o frango com sal e  o dente de alho picado e reservar.

Bimby:

No copo limpo colocar todos os ingredientes para o molho agridoce e programar 8 min. /temp. varoma/ vel 4. Reservar


Tradicional:

Refoga-se o tomate no óleo, junta-se o sal e o açucar. Mexer um pouco e juntar 400ml de água e a meia garrafa do vinagre. Deixar ferver. Por último engrossar com um pouco de Maizena desfeito em 100ml de água. Reservar

Ingredientes para o Frango:

2 peitos de Frango cortados em quadrados
1 dente de alho
Sal q.b.
1/2 cebola
30gr de azeite
1 abacaxi cortado ao meio na longitudinal (retirar a polpa cortada em cubos)
1 lata de cogumelos
50gr de rebentos de soja


Bimby:

No copo colocar  a cebola e o azeite e picar 3 seg/vel 5 e refogar 5min/temp 100º/ vel. 1
Juntar os pedaços de ananás cortados em quadrados, o frango, os cogumelos, os rebentos de soja e o molho agridoce e programar 8 min/ 100º/c. inversa /vel. Colhe

Tradicional:

Tempera-se os bifes de frango com o sal e com o dente de alho picado. Com uma faca afiada retira-se o caroço de ambas as partes do ananás e vai-se tirando a polpa do ananás, cortando-a aos quadradinhos. Vai ficar um sumo que se reserva junto com os quadradinhos de ananás. Aquece-se o azeite na frigideira e deixa-se fritar o frango, os cogumelos e os rebentos de soja. Acrescenta-se o ananás e o sumo deixa-se cozinhar até o sumo evaporar. Rega-se com o molho agridoce (metade da receita mais ou menos) e deixa-se apurar um pouco.

Aproveita-se as metades do ananás para servir de prato e fica uma apresentação fantástica.

Ingredientes para o Arroz Chau chau:

1/2 cebola
1 dente de alho
1 copo e meio de arroz vaporizado
cubos de fiambre q.b.
ervilhas q.b.
2 ovos mexidos cortados aos bocadinhos
40gr de azeite

Bimby:

No copo da bimby coloca-se a cebola, o dente de alho e o azeite e programa-se 3seg/vel 5 e de seguida 5min/100º/vel1

Coloca-se o arroz no cesto e junta-se as ervilhas e o refogado por cima, 800gr de água dentro do copo temperada com sal, no tabuleiro da varoma papel vegetal com os ovos batidos e temperados com um pouco de sal. Programa-se 25 min/temp varoma/vel 3

No final do tempo misturam-se os ovos ,mexidos ao arroz, adicionando também os cubos de fiambre e fica pronto a servir.


Tradicional:

Lava-se bem o arroz e deixa-se secar. Refoga-se a cebola picada, quando começar a alourar junta-se o dente de alho picado deixando alourar, adiciona-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Acrescenta-se 3 copos de água a ferver e as ervilhas. Deixa-se cozer cerca de 12 minutos ou até evaporar toda a água. Desliga-se o lume e mistura-se os cubos de fiambre e os ovos mexidos.

Vale mesmo a pena experimentarem esta receita porque é mesmo muito saborosa.

Bom apetite!


15 comentários:

  1. Adoro comida chinesa!!! Vou levar a receita :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,
    Gosto muito da cozinha orienta por ser exótica, mistura de ingredientes, sabores inesperados e muito agradáveis, estas receitas são ótimas, já anotei, ficaram lindas.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Olá adorei essa receita vim retribuir a visita e adorei o que vi beijocas e obrigado:)

    ResponderEliminar
  4. Oi Querida.
    Eu também gosto muito de ir ao restaurante chines, e aqui na Italia tem muitos. Mas tem um aqui perto de casa que cozinha muito bem. Adoro os bolinhos primavera, os ravioles a vapor...ecc...
    O teu prato ficou uma maravilha.. Parabéns.
    Esta semana vou preparar o bacalhau no forno... ja coloquei o bacalhau de molho.
    Boa semana para voce.
    Thais

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana, eu gosto muito de comida chinesa, e quando saio com minhas amigas ou vou ao cinema com a familia, eu sou a unica que vai buscar comida chinesa... o mais interessante é que eu tenho um livro de comida oriental e se eu fizer em casa todos comem, só no restaurante nao entram... manias... Adorei a receita, vou levar!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Paula! Atão a menina é algarvia e na dezia nada!? É que ê tamem sô e more em Albufeira. Vai dai a gente se calhar até já se viu em qualquer lado...
    Gostei muito deste seu prato. Eu também gosto muito de comida chinoca e aqui em Albufeira já comi bem no Restaurante Royal (estrada de Stª Eulália. Mas hei-de experimentar esse em Vilamoura...
    Beijinhos dos Ratinhos Cozinheiros

    ResponderEliminar
  7. Olá Paula! :)

    Não te preocupes que eu já vi a tua participação! Ainda não aparece no post porque eu ando em época de exames e só coloco os vossos comentários públicos quando já os adicionei ao post que terá todas as participações :) daqui a 2dias os meus exames acabam e já fica tudo prontinho!

    Beijinhos querida!

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Já aqui estou a passear entre tantas coisas apetitosas!
    tens razão a paixão pela culinária vai crescendo à que vamos pesquisando, experimentando e aprendendo.
    Parece maravilhoso este teu prato, eu gosto muito de misturar sabores, salgado e doce, por isso ia adorar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana Paula, retribuindo sua visitinha e te seguindo tb
    Lindo seu blog e achei uma delícia seu frango, parabéns
    Seja sempre bem vinda em meu cantinho
    Bjs e ótima semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Olá, vim agradecer a visita e conhecer o seu cantinho que já estou a seguir!
    Este franguinho deve ser uma delicia.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Havia um restaurante chinês onde eu costumava ir que servia o frango assim... Eu gostava tanto!!!
    Está mesmo apetitoso!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que frango mais gostoso e o arroz tb...muito bom!!
    Bjs
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  13. Olá Paula
    Vim retribuir a visita pelo meu recanto. Adorei visitar o blog e voltarei mais vezes (sempre que possa) para ver as novidades!
    É que nem de propósito...andava nas minhas buscas entre blogs e sites à procura de uma receita de frango com ananás assim pró agridoce e venho aqui e deparo-me com esta receita maravilhosa que logo me prendeu a atenção...adorei e vou levar a receita comigo ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que molho e frango delicioso :-)!!!

    Há anos que andava à procura deste produto: OBRIGADA PELA RECEITA <3 !!!

    Eu experimentei e ficou divinal, mesmo como a do restaurante chinês :-) ;-). OBRIGADA.

    Fiquei fã.

    Cumps,
    Dolphinya

    ResponderEliminar
  15. Segui hoje a receira para fazer surpresa ao meu namorado. Este é o prato preferido dele nos restaurantes chineses e segundo ele ficou igualmente delicioso. Muito obrigado pela receita :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: