quinta-feira, 7 de Junho de 2012

Bolo de aniversário decorado com Pasta de Açucar




Agora com tempo posso contar como correu a minha segunda experiência com este tipo de bolinhos. Adoro fazê-los é fantástico. O primeiro que fiz foi no dia da mãe e esse fiz a pasta e tudo, mas deu muito trabalho levei imensas horas a fazer. Este bolo fiz na segunda-feira, na terça-feira vim do trabalho fiz o recheio e então depois comecei a decoração. Estava apreensiva, mas correu muito bem a massa esticou facilmente, ficou mesmo fininha e trabalhei como se estivesse a brincar com plasticina. Já decidi que vou participar num workshop porque preciso de ter técnica, mas tambem é verdade que os utensílios ajudam imenso e eu já tenho muitas coisinhas. A receita do bolo veio da revista «Faça Fácil Cake design» nº 8 especial dia dos namorados. Um bolinho de cenoura com recheio de creme de chocolate. O recheio é de minha autoria, só fiz o bolo da revista, mas claro que com pequenitas alterações.

Ingredientes para o bolo: (dobrei a receita da revista)

6 cenouras raladas
6 ovos
2 chávenas de chá de oleo
700gr de farinha de trigo com fermento
3 chávenas de açucar (estas não dobrei porque achei muito)
1 c. sobremesa de fermento em pó

Recheio:
2 c. sopa margarina
1 chavena de natas
8 c. sopa de chocolate em pó
8 quadradinhos de chocolate culinário
3 c. sopa de açucar
Coloca-se no copo liquidificador os ovos, oleo, cenouras raladas e natas, deixa-se trabalhar na potência máxima, depois introduz-se o açucar e trabalha por 5 minutos. Peneira-se a farinha com o fermento, se já não couber no liquidificador (que foi o meu caso) coloca-se novamente numa taça, adiciona-se a farinha, mexe-se bem com uma colher de pau e com a varinha mágica passa-se bem. Verte-se numa forma 22cm diametro e 10cm de altura, previamente untada e vai ao forno pré aquecido a 180º, por 50 minutos.
Deixa-se arrefecer completamente, enquanto isso prepara-se o recheio. Num tachinho colocam-se todos os ingredientes e vai-se mexendo até engrossar um pouquinho. Desliga-se e deixa-se arrefecer. Corta-se o bolo em 3 parte mais ou menos iguais e barra-se com o creme. Por fora barrei um pouco com leite condensado só para a pasta de açucar aderir.
Decora-se a gosto. Eu decorei com a pasta de açucar. Para estica-la usei uma mistura de 6.c. sopa de açucar em pó com 2 c. sopa de maizena, ambos peneirados, a isto se chama açucar impálpavel. Cobri o bolo todo com a pasta branca. Comprei 1 kg de pasta branca, com as que sobrouu do bol fiz as cores com corantes wilton, no fim ainda sobrou 500gr de pasta, que embrulhei em pelicula aderente para dar para outras vezes.

Bom apetite!


4 comentários:

  1. Aqui estou eu para a minha primeira visita :) (prometo tentar ser assídua). Está um bolinho lindo que se ainda houvesse uma fatia eu comia já :)

    beijinhos

    http://acozinhadakinhas.blogspot.ch/

    ResponderEliminar
  2. GOSTEI FICOU LINDO .
    O INTERIOR ESTA UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula, muitos parabés pelo aniversário e pelo bolo, ficou lindo.
    Obrigada pela visita, um beijo

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou muito giro, e o interior guloso! para mim trabalhar com a pasta de açúcar é como brincar com plasticina e com a pratica vais ver que consegues melhor sempre mais um bocadinho!!! bjks

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: