domingo, 3 de junho de 2012

Biscotti com amêndoas e canela


Fonte: Livro Banking pag 141 - Dorie Greenspan.

Esta semana quase não participava, nesta quinzena não tive tempo nenhum, o meu portátil tem estado avariado e hoje lá o consegui ligar, vamos ver até quando.

Estes bolinhos levaram-me à minha infância, eu cresci com a minha avó a fazer uns biscottis muito parecidos em aspecto, a maneira de fazer é a mesma, os ingredientes não sei porque nunca reparei o que ela colocava nestes bolinhos, mas não os fazia para nós, era para os seus passarinhos e depois colocava nas gaiolas, daí ficarem com este formato, para caberem nas grades, fazia-os regularmente. A minha avó tinha muitos canários era mesmo uma paixão. O sabor ficava muito parecido, ela dava-nos sempre uns para nós comermos também.

Hoje ao almoço pesou-me a consciência e lá os fui fazer. A massa ficou muito mole e ainda por cima vim para aqui escrever o post e ver os emails que se amontoavam e esqueci-me deles no forno, quando já só estavam a alourar. Ficaram aprovados embora para a próxima ponha um pouco menos de açucar. Só fiz metade da receita e coloquei pouca amendoa porque o marido não é apreciador. Estes foram feitos com muito amor, porque só mesmo por gostar muito de participar neste grupo e também por me fazerem lembrar a minha avó, pus mãos à obra e os fiz.

Ingredientes:

120 gr de farinha de trigo
60 gr de farinha de milho
1/2 c. chá de fermento
110 gr de margarina
1/2 chávena de açucar
1 ovo grande
canela q.b.
amendoas fatiadas 10 gr

Pré aquecer o forno a 175º.  Peneirar para uma tigela as farinhas, o fermento e a canela, misturar bem. Numa outra taça bater o açucar com a margarina, com as varas durante 3 minutos, acrescentar o ovo e bater mais 2 minutos. Acrescentar os secos e mexer com a colher de pau até incorporar. Juntar as amendoas e voltar a mexer. Em cima de um tapete de silicone moldar um tronco com 30 cm de comprimento por 4 cm de largura ( o meu tinha mais). Vai ao forno durante 15 minutos, retira-se e deixa-se arrefecer 30 minutos. Corta-se em tiras e vai novamente ao forno pré aquecido a 175º até ficarem mais aloirados. No meu caso ficaram mais torrados...

Missão cumprida

Bom apetite.

4 comentários:

  1. Olá! Foi uma aventura realmente fazer estes biscotti! Gostei da tua partilha das recordações de infância, da tua avó e dos seus biscotti. Fazer receitas assim que nos invocam memórias tão agradáveis sabem-nos sempre melhor :)

    ResponderEliminar
  2. Há sempre coisas da nossa infância que não se esquecem e ficam connosco ao longo da nossa vida, também tenho umas quantas recordações do género :)
    Gostei dos biscoitos :)

    Bjcs

    ResponderEliminar
  3. Boa ideia, a da canela. E deixa que te diga, canários sortudos :)

    ResponderEliminar
  4. Que sortudos esses canários :)
    E que belas recordações! Não podias mesmo deixar de fazer esta receita! Boa ideia a da canela, adoro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: