sexta-feira, 29 de junho de 2012

Paixão entre Chocolates e Caramelo - Desafio «Alsa Blogue Challenge»





Depois de muito pensar, não podia deixar passar este desafio sem participar. Adoro novos desafios e inventar na cozinha faz parte do meu dia a dia. Os produtos Alsa escolhidos, depois de analisadas as hipóteses foram a mousse de chocolate de leite e a mousse de chocolate branco. As ideias eram muitas e por isso estive até aos últimos dias indecisa. 
Aqui em Casa adoramos Chocolate, Caramelo e Café, a mistura dos três sabores fazem um casamento perfeito e daí nasceu a ideia desta sobremesa. Um semi-frio de sabor intenso e que realça a união perfeita entre o Chocolate de leite e o Chocolate branco, em cama de bolacha, regado com caramelo.


Se também quiserem participar e ainda não conhecem o desafio é só irem ao Facebook da Alsa aqui e consultarem o regulamento aqui.
A receita foi batizada de «Paixão entre Chocolates e Caramelo» e é mesmo uma grande paixão que tenho pela cozinha, em especial pelas sobremesas e esta foi feita com muita alegria e carinho. 
Depois de provar a primeira colher deste semi-frio não apetece mais parar. Fechei os olhos e senti distintamente cada sabor, é uma mistura de sabores perfeita.

Ingredientes:

1 embalagem de Mousse de Chocolate de leite Alsa
1 embalagem de Mousse de Chocolate Branco alsa
70 gr de chocolate negro 70% cacau
800ml de Natas
200 ml de leite
1 lata de leite condensado
3 saquetas de gelatina neutra (18gr)
90gr de margarina Vaqueiro
200 gr de bolacha maria triturada + 15 bolachas inteiras
100gr de bolacha Chococake da Triunfo
1 chávena de café forte

Ingredientes para cobertura de caramelo:
2  c. sopa de agua
1/2 chavena de açucar
40 gr de margarina vaqueiro
100 ml de natas

Modo de preparação:

1 º Prepara-se o caramelo - Num tacho coloca-se a agua com o açucar, mexe-se até derreter o açucar completamente, deixa-se ferver até caramelizar e junta-se a Vaqueiro, quando derreter desliga-se o lume e aguarda-se 5 minutos, depois adiciona-se as natas e mexe-se para incorporar. Deixa-se arrefecer e reserva-se no frigorífico em recipiente fechado. (Fiz no dia anterior)

2 º Junta-se numa tigela 6 c. sopa dos 200 ml de leite e deita-se lá dentro os 3 pacotes da gelatina neutra, entretanto coloca-se a aquecer no microondas o resto do leite. Mistura-se bem a gelatina e deita-se o leite quente por cima, mexe-se bem até a gelatina dissolver toda. Divide-se em duas tigelas em porções iguais.

3º Numa taça que possa ir ao microondas junta-se 50ml de natas com o chocolate negro partido em pedaços e coloca-se no microondas para derreter o chocolate.  Mistura-se bem e adiciona-se a uma das tigelas com a mistura de gelatina neutra e mexe-se bem para ficar uniforme

4º Na picadora trituram-se as 300gr de bolachas com as 90 gr de Vaqueiro, quando estiver tudo bem misturado deita-se numa forma de aro e vai-se calcando com as mãos para forrar o fundo da forma. Reserva-se no frigorífico.

5º  Bate-se um pacote de natas em castelo. De seguida vai-se adicionando metade do leite condensado e a mistura da gelatina neutra com o chocolate (sempre sem parar de bater).

7º Numa outra taça coloca-se a mistura Alsa «Mousse de Chocolate de leite» com os 150 ml de natas e bate-se bem com a batedeira durante 3 minutos e vai-se misturando o creme das natas com o leite condensado. Bate-se mais 3 minutos.

8º Despeja-se este preparado sobre a base de bolachas na forma e vai novamente para o frigorífico.

9º Bate-se um pacote de natas em castelo e vai-se adicionando o leite condensado, continua-se a bater com a batedeira e adiciona-se a mistura da gelatina neutra.

10º Numa taça coloca-se o preparado Alsa «Mousse de Chocolate Branco» a 1 pacote de natas e bate-se bem durante 3 minutos, adiciona-se aos poucos a outra mistura de natas com leite condensado e continua-se a bater por mais 3 minutos.

11º Passam-se as 15 bolachas pelo café forte e vai-se colocando as bolachas na forma por cima da mistura de chocolate de leite. Por cima coloca-se a mistura feita com a Mousse de Chocolate Branco. Vai novamente ao frigorífico por mais 10 minutos, retira-se e acaba-se com o creme de caramelo. Vai ao frigorífico até à hora de servir.






16 comentários:

  1. Paula, aquí no Brasil não temos esse produto Alsa, mas sei que ficou uma bela delícia, dá pra vê até a textura. Beijos da Nina

    ResponderEliminar
  2. Excelente participação! A decoração ficou linda! Adorei e vou levar a receita comigo! Boa sorte. Bjs ;)

    ResponderEliminar
  3. Ficou fantástico! Já vi algumas receitas relativas a este desafio, mas não vou participar, não tenho tempo para este tipo de coisas, já ter de actualizar o blog 2 a 3 vezes por semana e com tudo agendado e planeado já é dose.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  4. Ótima receita. Gostei.

    Abraços, Fabiana
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Excelente participação :)
    Adorei a receita :P

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa e linda participação, parabéns

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Excelente participação :) só tenho pena de aqui não haver produtos da alsa :( senão já fazia esta tua receita!

    beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Ana, ficou linda a sua torta, tomara que vc ganhe, vou torcer por aqui. Obrigada pela visitinha, aforei o seu cantinho e já virei fã. Bjss

    ResponderEliminar
  9. FICOU LINDA BEM AO MEU GOSTO,BOA SORTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Este semi-frio tem um aspecto fantástico!
    Nunca participei neste tipo de concursos, mas como até costumo usar as mousses da alsa para fazer uma sobremesa que o meu marido adora - faço camadas de mousse de chocolate branco, bolacha maria triturada, nozes e mousse de chocolate preto -, lembrei-me de variar um bocadinho :)
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  11. Oi Ana Obrigado por teres passado pelo meu cantinho, e ca estou a retribuir a visita, que delicia de semifrio, muito bom, ate fiquei com agua na boca, que delicia, que delicia!

    Boa sorte para a tua participaçao!!!

    Volto mais vezes pois adorei o teu cantinho!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olà Querida AnaPaula.

    gostaria de te agradeçer por ter passado no meu blog. Me faz muito prazer receber novas amigas.
    Te confesso que adoro o Portugal, de paixao. Oh! Terra boa demais. Estive varias vezes e nao me canso de voltar.... Sempre que posso.
    Fui em Lisboa, Porto, Coimbra, Fatima, e muitos outros lugares..
    E depois Pastel de Nata, bolinho de bacalhau, bacalhau no forno, sopas deliciosas..... etc.. E no final um bom copinho de Porto..... Que delicia.

    Quem sabe este ano eu consigo voltar.. Nao vejo a hora.

    Adorei o teu blog, lindo demais. Parabens.
    Espero que podemos ficar em contato.

    Um abraço.

    thais

    ResponderEliminar
  13. Oi Ana Paula,
    Chocolate ou caramelo, que dilema complexo, mas penso que sou mais chocolate negro, o bolo ficou maravilhoso como todas as outras receitas do blog, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  14. Olá Ana Paula, agradeço a visita, venho conhecer o teu blogue e já estou rendida ao que encontro por aqui;)
    Boa sorte, este semi-frio está divino.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Vim retribuir a visitar e dizer que este semifrio parece-me um pedaço de mau caminho!!! Tem um aspecto maravilhoso!
    Parabéns!
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: