sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pudim Flan (desafio Dorie às Sextas)


Fonte: Livro 'Banking' de Dorie Greespan

Esta semana foi a vez de fazer um pudim flan, uma receita simples e saborosa, no entanto tenho de realçar que aqui em casa preferimos a receita que fazemos habitualmente, é menos gorda.

Ingredientes para caramelo:
Para o caramelo
⅓ chávena açúcar
3 colheres de sopa de água misturada com gotas de sumo de limão

Para o flan
1½ chávena de natas gordas
1¼ chávena de leite meio gordo
3 ovos grandes
2 gemas grandes
½ chávena de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha

Colocar uma forma no forno a aquecer, enquanto isso prepara-se o caramelo.

Para fazer o caramelo:
Misturar o sumo de limão e o açúcar numa panela de fundo grosso pequena. Colocar a panela em lume médio-alto e cozinhar até o açúcar se tornar num caramelo de cor âmbar. Retirar a panela do lume quando começarmos a caramelizar.
Retirar a forma do forno e deitar lá dentro o caramelo e rapidamente deixar o caramelo untar a forma.

Para o flan
Ferver o leite e as natas.
Entretanto, misturar os ovos, as gemas e o açúcar. Bater vigorosamente durante um minuto ou dois, e, em seguida, misturar a baunilha.
Deitar cerca de um quarto do líquido quente, mexendo sempre. Despejar, lentamente, o restante creme quente e o leite. Retirar as bolhas e a espuma com uma colher.
Colocar a forma numa tabuleiro alto, verter o creme na forma e colocar, água quente no tabuleiro até metade dos lados da forma do pudim.
Assar o pudim por cerca de 50 minutos, ou até dourar um pouco. (está pronto, quando, ao espetarmos uma faca no centro, a mesma sair limpa)
Retirar do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente, de seguida leva-se ao frigorífico por 4h, sem desenformar.
Antes de desenformar, passar novamente a faca entre o pudim e a forma. (Se ficar bem barrada com o caramelo nem se precisa de passar a faca).

Bom apetite!

Agora só um miminho para quem ainda não viu este video, porque eu já dei umas boas gargalhadas e quero partilha-lo convosco:

7 comentários:

  1. Ficou muito bonito. As natas gordas dão-lhe uma consistência e sabor mais fortes do que aqueles que gosto num pudim, mas o pudim fez sucesso lá em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ana,
    Ficou muito lindo o teu flan, com uma côr deliciosa!!!!!Beijos da Gina

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo. Gostei imenso. O ângulo para a foto também foi bem escolhido. Parabéns!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Também tenho um pudin flan na lista a fazer, mas é da Teleculinária.
    Este da Dorie apesar de ter ficado com um excelente aspecto e de ter o toque da baunilha, não me seduz para fazer.

    Não estou a receber na minha lista de posts novos dos blogs que sigo, as notificações de posts que colocas, apesar de já ser seguidora, não me aparece!

    Bjcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será que na lista não aparecem os meus posts? Já estavam a aparecer mas de há dois dias para cá deixaram de aparecer e o pior é que estava a pensar criar um blog direcional no antigo blog, mas recebi um email a dizer que o meu antigo blog já tem novo proprietário :(

      Eu gosto mais do flan que costumo fazer, tenho de colocar aqui a receita e uma foto.

      Eliminar
  5. Ficou mesmo lindo. Tambem prefiro o meu pudim que nao leva natas :)))
    Bom fds :*

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: