quarta-feira, 2 de maio de 2012

Empanada de atum - Airfryer



Esta receita é muito especial porque é a nº 100 que posto aqui e já desde a semana passada que eu sabia o que queria fazer.
A semana passada fui ao continente às compras e enquanto esperava a minha vez para pagar vi que já tinham a revista «Magazine» de Maio, como não resisto a compra-la todos os meses lá a trouxe e enquanto esperava comecei a ler, os meus olhos ficaram logo encantados com esta receita e pensei logo fazê-la para o almoço do dia 1 de Maio. Bem, mas o Sr Jerónimo Martins lá me trocou as voltas e como entrei no Pingo Doce às 8h30 e saí já passava das 14h não almocei, mas persistente como sou fiz para o jantar. Só estou triste porque tirei fotografias do inicio ao fim e queria colocar aqui todo o processo, mas quando fui passa-las para o computador faltam as primeiras, as que mostram a confecção da massa e a técnica que usei para a encher sem tabuleiro, mas em compensação tenho umas fotos da televisão, do ruca, dos carrinhos e outras que o meu Tiaguinho andou a tirar, enfim, deve ter apagado as minhas. A receita vem na página 15 da revista mas eu alterei-a um pouco.

Ingredientes:

Para a massa:
45ml de agua morna
1 c. chá de fermento de padeiro (este fermento deve-se misturar logo na água)
45ml v. branco
25ml de azeite
120gr de margarina derretida
1 pitada de açucar
1 c. chá de sal
400gr de farinha de trigo
1/2 c. chá de oregãos em pó

1 ovo batido para pincelar

Para o recheio:
4 latas de atum em azeite (bem escorrido)
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
4 tomates pelados picados
2 c. sopa do sumo do tomate
1/2 pimento verde picado
1/2 chávena de salsa picada
3 ovos cozidos
sal e pimenta q.b.
azeite.q.b.

Na mfp colocam-se os ingredientes para fazer a massa pela ordem em que estão (à excepção do ovo batido) e programa-se amassar. Deixa-se repousar 1hora.
Enquanto isso abrem-se as 4 latas de atum e deixa-se escorrer, depois espreme-se bem com as mãos para saír todo o azeite.  Na picadora picam-se os alhos junto com a cebola e deita-se num tacho com um pouquinho de azeite. Pica-se separadamente o tomate, o pimento e a salsa. Quando a cebola estiver alourada deita-se o tomate e o pimento e deixa-se apurar um pouco, por fim deita-se o atum e a salsa e tempera-se com sal e pimenta. Entretanto cozem-se os 3 ovos e cortam-se em 8 gomos cada um.
Divide-se a massa em duas metades e estica-se um quadrado com cerca de 23cm, eu usei a régua e depois virei a cesta da airfryer ao contrário sobre a bancada e coloquei uma folha de papel vegetal no fundo, cortei um pedaço com cerca de 20cm, e coloquei cuidadosamente a massa estendida sobre ela, as pontas da massa cairam para baixo (são essas as fotos que me faltam), deitei por cima da massa 10 gomos de ovos cozidos e por cima coloquei o atum, depois estiquei mais um quadrado de massa com cerca de 18 cm e cobri por cima, puxei as pontas caidas para cima e fui fechando como se vê nas fotografias. Depois fiz uns furinhos com um garfo na parte de cima e pincelei com o ovo batido. Depois fiz o mesmo processo para o segundo pedaço, mas como do primeiro e do segundo me sobrou um pouco de massa ainda deu para o Tiago fazer o folhado dele:)
Pré aqueci a airfryer a 200º e coloquei o folhado lá dentro por 15 minutos a 180º, a meio do programa abri e cobri com papel de aluminio para não queimar. Depois foi só fazer o 2º e por fim o Mickey do Tiago. Uma empanada deu para nós para o jantar e ainda deu para o almoço do meu marido. A 2ª comemos metade ao jantar e a outra metade juntamente com o Mickey congelei. Está muito bom, para a próxima vou fazer de frango e carne picada tambem deve ser bom.

Mais um projecto aprovado aqui em casa e a Airfryer esteve à altura.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Paula, Preciso logo fazer estas Empanadas, tá me dando uma vontade de degusta-las! Só que vou recheeiar com frango ou bacalhau, pois aprecio mais. Abraços Brasileiros...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: