domingo, 13 de maio de 2012

Bolo «Arco-Irís escondido»

No dia da mãe publiquei uma fotografia de um bolo que tinha feito, mas ainda não tinha tido tempo de publicar a receita. Foi o meu primeiro bolo com Pasta Americana e Pasta de leite, a Pasta de leite pode ser tingida com qualquer cor, no entanto o vermelho e o preto não ficam cores vivas, pelo que no vermelho usei Pasta Americana de compra. O Tiago queria um arco-irís escondido e isso deu-me esta ideia:


A receita do bolo veio da inspiração na visita ao site Sabor Intenso, apenas com pequenas alterações.

Ingredientes para a pasta de leite:
2 - chávena de açucar impalpável (para fazer o açucar impálpável adiciona-se 3 c.sopa de açucar em pó para uma de farinha Maizena)
2 - chávenas de leite em pó
Leite condensado q.b.

Ingredientes para o bolo:
200gr de açucar
3 ovos
1 iogurte grego natural
350gr de farinha para bolos peneirada
2/3 chávena óleo
1 c. café de fermento
sumo e raspa de 1 laranja
corantes (eu usei amarelo, vermelho, verde, azul e roxo da marca Wilton)

Bate-se o açucar com as gemas e adiciona-se o óleo, o iogurte e as raspas e sumo de laranja. Depois adiciona-se a farinha previamente peneirada com o fermento. Por fim as claras em castelo. Divide-se em 5 tacinhas e adiciona-se um pouquinho de corante em cada uma (mesmo muito pouquinho eu adicionei com uma colher de café e só a pontinha da colher com corante).
Unta-se uma forma de 23cm de diametro e deita-se a massa no centro (começei pela roxa e acabei na amarela), a massa vai espalhando sózinha conforme colocamos a cor seguinte. Vai ao forno cerca de 30 minutos.

Entretanto prepara-se a pasta de leite, a minha inspiração veio deste video do youtube, no entanto atenção porque usei as doses acima indicadas e não as do video porque no video ele indica quantidades diferentes de açucar impalpável versus leite em pó, o que não deu ponto. Esta pasta é fácil e rápida de fazer, tem a vantagem de ser mais saborosa, na minha opinião, claro. Junta-se o açucar impálpável peneirado com o leite em pó e depois vai-se adicionando aos poucos o leite condensado, pouquinho de cada vez e não leva uma lata inteira. Depois de pronta pode-se adicionar corantes da cor que se quiser, com um palito de preferência, vai-se juntando um pouco de corante e amassando.

Depois do bolo pronto e frio, cortei-lhe a parte de cima para o nivelar e montei-o virado ao contrário. Cobri-o com um pouco de leite condensado (usei o leite condensado que sobrou da pasta), só para agarrar a pasta. Estiquei a pasta de leite e coloquei por cima do bolo, para um bolo de 23cm de diametro por 6 cm de altura estiquei 38cm de diametro de massa, enrolei-a toda no rolo e depois fui desenrolando em cima do bolo desde uma ponta até à outra. Com as mãos vamos ajeitando a massa e depois com uma faquinha corta-se o que sobra. Depois usa-se a imaginação e decora-se a gosto. Tentei fazer um bolo simples porque foi a minha primeira experência.

Bom apetite!

1 comentário:

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: