quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bolo de Claras com Cobertura de Amêndoas Caramelizadas


Este bolo superou todas as minhas expectativas, estava realmente muito bom dos melhores que já fiz sem dúvida nenhuma. Resultou da necessidade de aproveitar umas claras que ficaram desalojadas do meu congelador. Fiquei sem espaço e tive de tirar as caixinhas das claras, após uma breve pesquisa inspirei-me no site Sabor Intenso, nesta receita, só que depois adaptei-a às minhas ideias.


Ingredientes:

330 gr de claras
200gr de açucar
120 gr margarina
120 gr de farinha com fermento
120gr de amêndoa em pó (pulverizada na bimby)

Cobertura:
25 gr de leite meio gordo
100gr de margarina
100gr de amêndoa às lascas
100gr de açucar

Bimby:

Colocar as claras no copo e programar 10 min/ vel 3,5 com borboleta. Retire e reserve. Colocar no copo o açucar, a margarina e programar 4 min/37º/vel 3 com borboleta, adicionar as amndoas em pó e 1/3 das claras e programar 10 seg/Vel 3, juntar a farinha e bater mais 15 seg/vel 3. Retirar para uma tigela grande e incorporar as restantes claras e mexer suavemente para ficar bem integrado. Deita-se na forma e vai ao forno préviamente aquecido a 180º durante 20 minutos.

Enquanto isso para a cobertura coloca-se no copo da bimby todos os ingredientes e programa-se 10 min/90º/colher inversa/vel colher.

Tradicional:
Untar uma forma de bolos com aro amovível. Bater as claras em castelo. Numa tigela bater o açúcar e a margarina até obter um creme esbranquiçado. Adicionar as amêndoas em pó juntamente com 1/3 das claras e bater bem. Juntar a farinha peneirada e continuar a bater. Incorporar as restantes claras e mexer para que as claras fiquem completamente integradas. Deita-se na forma e vai ao forno préviamente aquecido a 180º durante 20 minutos.

Enquanto isso deita-se os ingredientes da cobertura num tachinho e deixa-se cozinhar durante cerca de 10 minutos em lume brando ou até ficar uma pasta.

Ambas as formas:

Retira-se o bolo do forno e deita-se a pasta por cima de maneira a que fique uniforme. Vai novamente ao forno durante 10  a 15 minutos, até a amêndoa ficar douradinha e caramelizada.

Deixar arrefecer e antes de desenformar passar uma faquinha fina à volta da forma para a amêndoa despegar e não abrir.

Ficou um bolo com a parte de cima a parecer a da tarte de amêndoa.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Deve ser óptimo com as amêndoas e ainda por cima caramelizadas! Bjcs

    ResponderEliminar
  2. também tenho ali umas claras a precisarem de ser gastas ee este bolo parece-me perfeito!!

    ResponderEliminar
  3. Adorei este bolo!
    Está com um aspecto fabuloso!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: