quinta-feira, 31 de maio de 2012

Almôndegas de carne com pão


Esta receita saiu do livro Cozinhar Melhor - «Carnes», gosto muito de cozinhar almôndegas mas quis variar um bocadinho, vi esta receita no livro e despertou-me a atenção o facto de ser feita com pão integral, eu tinha precisamente um bocadinho de pão integral que tinha feito de véspera prontinho a ser usado. Claro que a receita sofreu umas ligeiras alterações.

Ingredientes:

2,5 dl de leite meio gordo
1 cebola
500 gr de carne picada (metade vaca, metade pá de porco, rodelinhas de chouriço)
1 ovo
salsa q.b.
tomilho q.b.
sal q.b.
mistura de pimentas q.b.
sumo de meio limão
0,5 lt de caldo de legumes
50gr de farinha integral
1 dl de natas
2 c. sopa de polpa de tomate

Primeiro fervemos o leite. Enquanto isso corta-se o pão e põe-se de molho no leite. Corta-se a cebola e coloca-se na picadora juntamente com a salsa as 2 c. sopa de polpa de tomate e o tomilho. Mistura-se bem esta mistura com a carne. Espreme-se o pão e amassa-se com o ovo, o sal, a pimenta e a carne. Com as mãos molhadas fazem-se as almôndegas, dá mais ou menos umas 15. Coloca-se um tacho ao lume com o 0,5lt de caldo de legumes e quando estiver a ferver cozem-se as almôndegas no caldo durante 20 minutos. Retiram-se as almôndegas e matêm-se quentes.

À parte desfaz-se a farinha nas natas e no resto do leite e adiciona-se ao caldo onde cozemos as almôndegas, cozinha durante 5 minutos, mexendo sempre. Rectifica-se os temperos do molho com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixa-se engrossar um pouco e desliga-se o lume. Deita-se este molho por cima das almôndegas e serve-se de seguida. Fica bom com salsa picada por cima do molho, eu coloquei mas só depois da foto.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. GOSTO MUITO DE ALMONDEGAS ESSAS FICARAM UMA DELICIA.
    NUNCA USEI PÃO INTEGRAL MAS GOSTEI DA IDEIA.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: