domingo, 22 de abril de 2012

Pão Saloio na Airfryer X Pão Saloio no Forno

Então este foi o meu primeiro atrevimento em relação à Airfryer, eu digo atrevimento porque não vem no livro de receitas que acompanha a máquina, nem menciona nas instruções que dá para fazer pão mas resulta muito bem e vou contar-vos a minha opinião:





Ontem à noite precisava de fazer pão e então deu-me para isto fiz a massa, dividi em duas e uma foi para a Airfryer e a outra para o forno. Para esta experiência usei a receita de pão da São que é muito bom.

Ingredientes:

330gr de água morna
400gr de farinha de trigo
100gr de farinha de trigo integral
1 c. chá de sal
8gr de fermento ramazzoti

Coloquei tudo por esta ordem na mfp e programei amasar, no final dividi a massa em 2 partes mais ou menos iguais, metade coloquei na cuba da airfryer e cobri com um pano e a outra metade coloquei num tapete de silicone dentro do forno, deixei levedar por 1hora. Pré-aqueci a actifry a 200º por 3 minutos, depois coloquei lá dentro o pão e baixei para 180º. Demorou 20 minutos a estar pronto. A outra metade da massa coloquei no forno pré-aquecido a 200º e depois de a colocar lá dentro baixei para 180º, demorou 30 minutos a ficar pronto.

Diferenças:
O pão feito na Airfryer demorou menos 10 minutos a estar pronto
O pão feito na Airfryer cresceu mais, porque o que levedou no tapete de silicone no forno ficou a massa mais espalhada
O pão feito na Airfryer ficou mais estaladiço e com mais cor.
Em termos de sabor não se nota diferença, nota-se é na textura da massa, como o pão na airfryer fica mais alto o miolo tambem fica melhor.

Gostei muito desta experiência e enquanto a máquina cá estiver vou fazer sempre o pão desta maneira para poder experimentar o resultada de diversas receitas.

Desvantagem - Como a cuba não é muito grande temos de fazer menos quantidade de massa, mas assim que eu ache a quantidade ideal venho contar.

Não sei se alguém já tinha feito pão nesta máquina mas vou pesquisar para ver se encontro receitas já testadas.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Também estou nesse projecto e também lá meti a massa do pão! E agora quando vi o teu post fiquei "olha engraçado". Bora lá inventar e improvisar!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  2. Olá novamente!

    Obrigada pela visita :)
    Eu deduzi que se a Airfryer tem resistência logo cozia e, se a circulação de ar quente tornava o processo mais rapido, então experimentei colocar lá a massa do pão, mas sinceramente foi a medo, porque eu pensei que ia ficar tudo pegado, queimado, cru por dentro enfim de vez em quando abria a cesta para espreitar. Acabei de fazer a apresentação à dita e, como não tenho um blog exclusivamente dedicado À culinãria, vou dividir os posts.

    Bjcs grandes

    ResponderEliminar
  3. Que boa ideia fazer pão na tua Airfryer! :)

    Saudações da central da trnd,
    footlose

    ResponderEliminar
  4. bom dia, estive a ver este post sobre o fazer de pão na airfryer. e fiquei com uma duvida, quando colocaram foi diretamente na rede? não ficou "agarrado" depois de cozido? ou colocar papel de aluminio por baixo?

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: