domingo, 1 de abril de 2012

Merengue de Chocolate (Pavlova de chocolate)



Então esta foi a sobremesa que eu elegi para fazer este fim de semana. Sempre conheci esta sobremesa como merengue e é engraçado que quando comecei a ver o Masterchef Australia apercebi-me que davam o nome de Pavlova, o meu pai é pasteleiro e sempre a fez como merengue, esta é uma foto da que ele faz:




Eu adoro e não me canso de comer este Merengue magnífico e delícioso, mas como a distância é grande de vez em quando faço-o aqui em casa, claro que não consigo cortar estes pedaços de chocolate, porque são cortados de barras grandes e com uma espessura grande, mas em termos de sabor fica muito parecido.

Então aqui vai a receita:

Merengue:

8 claras
400gr de açucar
1 c. sopa Maizena
1c. sopa Vinagre maçã

Doce de Ovos:
8 gemas
1,5 dl de água
1 casca de limão
1 pau de canela
280gr de açucar
canela em pó
70gr de margarina

Cobertura:
2 pacotes de natas Parmalat
80gr de açucar

Decoração:
Raspas de chocolate
(eu coloquei morangos porque tinha, pode-se colocar o que se quiser)


Colocar num tacho ao lume branco as claras e o açucar e deixar dissolver por 5 minutos. Desligar e começar a bater até estarem em castelo firme, deverão ficar brilhantes como na foto em baixo. Acrescentar a colher de Maizena e continuar a bater, por fim acrescentar o vinagre. Normalmente não costumo colocar a maizena e o vinagre, foi por ter visto no site masterchef, mas não vi diferença nenhuma em relação ao que costumo fazer. Coloca-se este preparado num saco de pasteleiro e fazem-se 3 circulos de 25cm de diametro, em 3 tabuleiros de silicone ou anti-aderentes e isto é muito importante para não pegar. Vai ao forno a 120º por 55 minutos, ou 30 minutos a 150º e deixar ficar dentro do forno até arrefecer, mesmo depois de desligar, para que fiquem com aspecto seco.

Enquanto os merengues estão no forno prepara-se o doce de ovos, coloca-se um tacho ao lume com a agua, pau de canela, a casca de limão e o açucar, deixa-se ferver um pouco, retiram-se a casca de limão e o pau de canela e deitam-se as gemas que devem ter sido previamente batidas e bem batidas mesmo até ficar um creme. Tem de mexer rapidamente para que fiquem bem incorporadas sem cozer, neste ponto se ficarem um pouco cozidas deve-se passar de imediato a varinha mágica para que fique um creme homogeneo. Sem parar de mexer deixa-se cozinhar em lume brando por 2 minutos e vai-se deitando a margarina em pedaços, continua-se a mexer até começar a engrossar um pouco, desliga-se o lume e continua-se a mexer até começar a arrefecer. Junta-se canela em pó a gosto.

Quanto tivermos as nossas bases de merengue frias começamos a montar: Primeiro a base de merengue depois barra-se com o doce de ovos e coloca-se outra base e novamente doce de ovos, por fim a última base.

Numa tigela colocam-se os dois pacotes de natas e o açucar e bate-se até ficar chantilly firme, bastante firme mesmo. Barra-se o bolo por fora com as natas até ficar todo coberto. Por fim deitam-se as raspas de chocolate e os morangos. Se não for para servir de imediato, pode-se deixar no frigorifico sem a cobertura e faze-mos a cobertura das natas e o chocolate só na altura de servir. Tambem se pode congelar já com as natas, mas sem o chocolate e descongela-se um pouco antes de servir e colocam-se as raspas de chocolate na altura de ir para a mesa. Eu faço isso muitas vezes, quando o preciso de fazer com muita antecedência.

Bom apetite!


4 comentários:

  1. É DAQUELAS COISAS QUE JÁ ANDO PARA FAZER Á MUITO MAS NUNCA FAÇO.
    ESSA FICOU BEM LINDA E CERTAMENTE QUE UMA DELICIA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá São,

    Tens mesmo de fazer porque é uma delícia, bem fresqinha e fácil de fazer.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu cá acho que deve ser um espetáculo essa pavlova :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: