terça-feira, 17 de abril de 2012

Favas com entrecosto à minha moda



Este fim de semana apanhei 5kg de favas na minha horta, foi a primeira grande colheita, já tinha apanhado outras duas vezes mas não chegou a 2kg e só deu 600gr de favas. Desta vez deu cerca de 2kg, fiz 500gr. Fiz com uns restinhos de carne que tinha no congelador

Ingredientes:

300gr de entremeada aos bocadinhos (retirei a maior parte da gordura)
200gr de entrecosto aos bocadinhos
500gr de favas
meio chouriço carne
meio chouriço de sangue
1 farinheira
1 cebola
2 tomates pelados
polpa de tomate q.b.
2 dentes de alho
1 ramo de coentros
Azeite q.b.
sal q.b.
v. branco 1dl

Numa frigideira colocar a cebola picadinha e os dentes de alho tambem picados, fritar a carne em azeite juntamente com o chouriço de sangue e o de carne cortados às rodelas. Atenção para não deixar fritar demais, a cebola deve ficar loirinha.

Deitar tudo na panela de pressão, juntar as favas, os tomates pelados e triturados juntamente com um pouco de polpa de tomate, o vinho branco, um pouco de água (atenção pouca água, o suficiente só para cozinhar) e por fim o ramo de coentros, que deve ir atado, juntar sal a gosto. Fecha-se a panela e deixa-se ferver,  baixa-se o lume e deixa-se por mais 15 minutos. Desliga-se o lume e deixa-se o vapor saír. À parte coze-se a farinheira, esta é sempre a maior guerra para ver se ela não rebenta. Deixa-se a farinheira de molho em agua fria por 20 minutos, antes de colocar na água a ferver faz-se uns furos com um garfo ou palito e deixa-se cozinhar em lume brando por cerca de 25 minutos. Eu costumo comprar farinheira do Fundão, são as que mais gostamos aqui em casa. No preparado das favas adiciona-se dois ovos no fim para escalfar e deixa-se cozinhar por cerca de 15 minutos. Acompanha com salada de alface.

Com favinhas da nossa horta até o sabor é logo outro.



2 comentários:

  1. AI SÓ NÃO APRECIO AS FAVAS DE RESTO AGRADA-ME
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olha que coincidência, também é a receita de hoje no meu blog!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: