sexta-feira, 23 de março de 2012

Carne de Vaca Estufada com ninhos de ovos


O jantar de ontem foi uma carninha estufada, acompanhada com ninhos de ovos, para vos confessar a ideia tinha sido acompanhar com batatinhas fritas aos cubos, mas esmerei-me tanto com a carne e entusiasmei-me tanto a fazer o molho que me esqueci por completo de fritar as batatas e só me voltei a lembrar já nos iamos sentar à mesa.
Até foi bom este esquecimento, porque os ninhos também estavam deliciosos.

Ora então aqui está a receita:

Ingredientes:
1,5 kg de carne de vaca (bife da traseira cortado ao meio)
1 cebola grande as rodelas
2 dentes de alho
3 cravinhos
2 cenouras
1 lata de tomate pelado
100 gr bacon
meio chouriço as rodelas
1 pacote de Sazon
mistura de pimentas q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
1 dl V. branco
salsa q.b.
2 dl agua (eu usei a agua onde tinha cozido legumes no dia anterior, ainda tinha bocadinhos de couves)
1 folha de louro
150ml de natas
50ml leite
ninhos de ovos
oregãos picadinhos

Coloca-se azeite na panela de pressão e a carne e deixa-se a carne tostar um bocadinho em todos os lados, polvilha-se com o sal e as pimentas moídas. Adiciona-se  a cebola e os alhos, deixa-se alourar um pouco, adicionando de seguida, na panela, a lata do tomate pelado, os 3 cravinhos as 2 cenouras (podem ser inteiras ou partidas ao meio), o bacon, o chouriço, o pacote de Sazon, o vinho branco, a salsa, a agua e a folha de louro, fecha-se a panela de pressão e coloca-se em lume média/forte, quando apitar baixa-se o lume e deixa-se cozinhar cerca de 30 minutos.
Deixar a panela de pressão perder o ar todo, abrir e retirar a carne cortando-a às fatias. Passar o caldo com a varinha mágica, deixar apurar um pouco e adiciona-se as natas misturadas com o leite, mexe-se um pouco e deita-se tudo no copo liquidificador, passa-se bem (cerca de 1 minuto) e volta-se a colocar na panela ao lume deixando só uns minutinhos até ficar um pouco espesso. Rega-se a carne com este molho.

Para fazer os ninhos de ovos, seguem-se as intruções da embalagem, em relação à quantidade de água, sal e tempo de cozedura e no fim, depois de retirar a água, misturam-se os oregãos, não coloco gordura nenhuma porque depois mistura-se com o molho da carne. Empratar a gosto. O maridinho empratou o dele e eu o meu. O meu teve de ser pouquinho para não estragar a dieta.

Leva muitos ingredientes, mas fica uma delícia e é muito fácil de fazer porque como no fim é para passar tudo não se precisa picar nada.

Bom apetite!





1 comentário:

  1. Que pratinho mais rico amiga adorei, ficou mt apetitoso!

    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: