terça-feira, 20 de março de 2012

Salada de favas / As minhas favas

Em Junho do ano passado mudei de casa e agora tenho um quintalinho onde resolvi fazer uma horta, e posso dizer que é uma óptima terapia arranjar a minha hortinha. Em Novembro plantei favas e este fim de semana apanhei algumas vagens para ver como estavam e deu este resultado:



Estavam grandes e bonitas, este fim de semana já vou fazer uma boa colheita. Mas voltando a estas favas como eram poucas e eu tinha algumas congeladas que comprei no Continente, misturei e cozi para fazer uma salada. Usei a seguinte receita:

Ingredientes:

400gr de favas
1 ramo de coentros
2 dentes de alho
meia cebola
0,5 dl azeite
20cl vinagre
sal q.b.
pimenta moída q.b.

Coze-se as favas em água, com sal, 1 dente de alho, 4 hastes de coentros e uma colher de sopa de azeite, deixa-se cozinhar cerca de 40 minutos (depende da qualidade das favas e do gosto de cada um eu gosto delas tenrinhas).
Enquanto as favas cozinham, picam-se a cebola, o alho e os coentros.
Coloca-se num copo de batedeira o azeite e o vinagre e começa-se a bater, junta-se o sal e deixa-se engrossar um pouco adicionando de seguida o alho, cebola e coentros picados, deixa-se bater mais um pouco e reserva-se.
Depois de cozidas, deitam-se as favas numa saladeira e regam-se com o molho.

Sabem o mais surpreendente? foi quando tirei as favas da panela, as favas da minha horta conheciam-se à distancia em relação às congeladas, comprovem:


As favas da nossa horta ficaram com uma cor completamente diferente das outras, ficaram mais escuras e tambem muito mais tenrinhas e saborosas. Estavam uma delícia, um sabor que eu até já tinha esquecido, fez-me voltar à infância, quando debulhava favas com a minha avózinha.


O resultado final com o molho foi este e faz um belo acompanhamento:

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: