domingo, 11 de março de 2012

Artisan Bread





Já há muito tempo que de vez em quando faço estes pães, mas já existe muitos posts na net com esta receita por isso, penso que não é novidade para ninguém. Eu retirei a receita do blog Delicias e Companhia que tem coisas deliciosas e foi lá que encontrei a receita com o video e deixou-me curiosa, experimentei e agora de vez em quando faço este pão. A massa foi feita no sabado passado, o pão da imagem de cima foi feito no domingo, os dois na imagem de baixo fiz na quarta-feira, um foi para comer ao jantar e o outro... Bem o outro fica para o próximo post.

Ingredientes:

- 6 ½ copos de farinha de trigo (cerca de 1kg de farinha)
- 3 copos de água morna (700ml)
- 1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 ½ colher (sopa) de sal grosso
- farinha de milho ou trigo para polvilhar q.b.
1 copo = mais ou menos 235ml


Num recipiente de plástico, grande (porque a massa leveda) misturam-se todos os ingredientes com uma colher de pau. Deixa-se a massa repousar, durante 2 horas e tapa-se o recipiente e vai ao frigorífico. Aguenta até 15 dias, embora aqui em casa não dura 1 semana. Na hora de fazer o pão retira-se uma porção da massa, cortando com uma faca e com as mãos enfarinhadas vai-se dobrando para baixo dando a forma de uma bola, tem de se fazer esta operação com cuidado para que a massa não perca o ar. Polvilha-se o pão com farinha de milho ou trigo e deixa-se repousar entre 30 a 40 minutos.

Pré aquecer o forno a 200º e colocar lá dentro um tabuleiro com agua para cozer o pão com humidade. Antes de colocar o pão no forno faz-se uns golpes em cima para o pão abrir. Vai ao forno cerca de 30 minutos. Retirar e arrefecer em cima de uma rede.

Bom apetite!





O Video para simplificar a receita:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: