sábado, 21 de janeiro de 2012

Bacalhau com Broa












Esta receita é dedicada à minha tia Ana Maria que tanto me tem pedido a receita e eu já nem sei onde a tenho, há pouco tempo resolvi fazer novamente e apontei os passos todos que segui.

Ora aqui vai então:

Ingredientes para cerca de 6 pessoas: (acaba sempre por sobrar)

6 postas de bacalhau
4 dentes de alho picados
2 cebolas picadas
1 folha de louro
azeite q.b.
2 molhos de espinafres frescos ou 2 embalagens de espinafres congelados
1 farinheira (opcional, foi uma inovação deste bacalhau que fiz e ficou muito bom)
miolo de três broas esfareladas e picadas na máquina ( cerca de 0,5kg cada broa e sobrou um bocadinho)
salsa picada q.b.
sal q.b.


Coze-se o bacalhau e de seguida desfia-se e reserva-se a agua. Enrola-se a farinheira em folha de aluminio e pica-se com um palito (folha e farinheira), vai ao forno cerca de 25 minutos a assar.

Cozem-se os espinafres, se forem os congelados prepara-se na frigideira como está na embalagem.

Na picadora junta-se os dentes de alho, cebola, salsa e um pouco de azeite. Depois de picadinho vai ao lume a refogar juntamente com a folha de louro. Mistura-se o bacalhau no refogado  e desliga-se o lume. (quem preferir pode cortar a cebola as rodelas finas, eu prefiro tudo picado)

Deita-se 1 c.sopa de azeite na agua do bacalhau, depois de termos a broa bem esfarelada e picadinha na picadora colaca-se a mesma numa tigela grande e vai-se molhando com a agua do bacalhau. Este processo é para se ir mexendo na broa com as mãos. A broa tem de ficar bastante humida, mas atenção para não colocar agua demais. Vai-se misturando a água com as mãos até a sentir-mos molhadinha.

Coloca-se uma primeira camada de broa no tabuleiro, de seguida o bacalhau com o refogado (retira-se a folha de louro), depois a farinheira, seguida dos espinafres (se forem cozidos, deixa-se escorrer bem), por fim novamente a broa e rega-se com azeite. Vai ao forno cerca de 25 minutos, ou até alourar. Eu tirei algumas fotografias do processo.

Eu acho que o segredo desta receita é deixar a broa bem molhadinha com a água do bacalhau, porque fica mais saborosa e não seca como alguns que já comi.

Espero que gostem, bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: