sábado, 16 de outubro de 2010

Pastéis de nata



Estes pastéis de nata ficaram bastante saborosos e como fiz muitos, congelámos e de vez em quando à noite tiramos 2, aquecemos no microondas e comemos com canela por cima, ai que maravilha. O meu pai é pasteleiro, pedi-lhe a receita, fiz uns ligeiros ajustes e adaptei a massa à mfp.

Ingredientes massa:

2 dl de água
1 pitada de sal
300 gr de farinha
200gr de margarina folhada (comprei na makro)

Recheio:
1 lt de leite
2 ovos
10 gemas
2 gotas de aroma de baunilha
1 casca de limão
1 pau de canela
600gr de açucar
300ml de água

Colocar na mfp a água, o sal e a farinha e seleccionar o programa amassar. Enquanto a massa se prepara colocar ao lume os 300ml de agua com as 600gr de açucar do recheio, para fazer calda de açucar.  Enfarinhar um pouco a bancada e esticar a massa , fazendo um grande rectangulo. Dividir a margarina folhada em 3 partes iguais e barrar a massa com uma das partes. Dobrar a massa tipo livro e repetir esta operação mais duas vezes, no final enrolar a massa tipo um tapete, para que fique um rolo e cortar pequenos pedaços de modo a que forrem uma forminha. Colocar em cada forminha um bocadinho dessa massa. molhar o dedo em água e rodar a massa na forma com o dedo até a forminha ficar forrada.


Colocar 750ml de leite ao lume, com o pau de canela e a casca do limão até ferver. Entretanto juntar os ovos e as gemas ao leite frio e bater com varas, misturar as gotas de baunilha e continuar a bater. Envolver este preparado no leite quente e continuar a bater com as varas. Misturar a calda de açucar e continuar ao lume e a mexer por mais um pouco. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. (Retirar a casca de limão e o pau de canela) Despejar este recheio dentro das forminhas e vai ao forno pré aquecido a 250graus cerca de 20 minutos. Atenção para não deixar ferver. Podem fazer só metade desta receita, pois esta receita dá mesmo muitos pasteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o meu cantinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Queres experimentar produtos novos para poderes expressar a tua opinião? Então inscreve-te aqui: